27º dia – Santuário do Caaró – São Miguel das Missões

Share on facebook
Share on whatsapp

O 26º dia, 12 de setembro, os peregrinos partem através de campos em busca de São Miguel das Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade.

O trajeto deste dia varia bastante. Depois do campo, por uma boa distância os caminhantes percorrem um túnel verde e densa vida silvestre. Em outros trajetos pequenas comunidades acenam aos passantes.

A chegada é obrigatória à casa de um dos artistas mais famosos do Rio Grande do Sul, e que tem o sucesso “No fundo da Grota” cantado em todos os bailes e eventos gaúchos. O Baitaca é uma figura carismática, alegre, hospitaleira bem no estilo gaúcho.

Baitaca – um dos mais reconhecidos artistas riograndenses

A caminhada segue, em beira a lavouras, e por último, um dos poucos quilômetros de asfalto, já na chegada de São Miguel das Missões. No local de almoço os peregrinos foram surpreendidos por jovens com apresentações musicais.

O sítio arqueológico de São Miguel sempre impressiona, mesmo a quem retorna para visitá-lo. O espaço gigantesco, a igreja magnífica, os espaços do plano urbano, o museu com a estatuária missioneira …

No anoitecer o Espetáculo de Som e Luz retrata a Saga Missioneira com vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Tato Gabus.. entre outros grandes nomes da arte brasileira.