24º dia – Rincão dos Teixeira – São Luiz Gonzaga

Share on facebook
Share on whatsapp

O 23º dia da 1ª Caminhada Internacional do CAMINO DE LAS MISIONES, chega em São Luiz Gonzaga, cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, que nos séculos XVII e XVIII foi uma das pujantes reduções jesuítico-guarani. Hoje ainda guarda vestígios daquele tempo, principalmente na igreja matriz que guarda várias estátuas barrocas produzidas pelos guaranis no período jesuítico.

São Luiz Gonzaga também preserva a história de tempos recentes de um Brasil que “gatinhava” uma república. Senador Pinheiro Machado, figura nacional ilustre do início do século XX, tem seu museu nesta que é sua cidade de origem. A boa notícia é que o espaço, finalmente, conseguiu uma verba para seu restauro e preservação.


São Luiz Gonzaga também tem destaque pela cultura – o manancial de poetas – codinome da cidade é justificado pela forte presença de poetas e músicos da cidade. Ao anoitecer foram recebidos em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), onde degustaram uma boa comida campeira. Assistiram também apresentações artísticas, inclusive pajada (versos de improviso).