A magia das Missões

Programe seu
Roteiro

TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;
TRILHA DA LUA CHEIA - ABRIL 2016;

Caminhada Grupo - Paraguai - 2ª Experimental - 14 dias

Dia 21 de Outubro de 2018 – Domingo - San Ignácio Guazú - Paraguai
Viagem à San Ignácio Guazú. A mais antiga cidade fundada pelos Jesuítas (1609). Hospedagem com café da manhã do dia seguinte. 18h30 visita ao museu Diocesano, de arte barroco Jesuítico Guarani - “2ª Caminhada Experimental”. 

1° Dia Caminhada 22/10/18 – Segunda-feira – San Ignácio à Santa Maria de Fé – 20 km
07h café da manhã.  07h30 - Momento solene e abertura oficial da 1ª Caminhada Experimental “Missões Paraguai”. Ritual de entrega do Cajado e Amuleto aos peregrinos pelas autoridades e idealizadores do Caminho.

09h Início da caminhada em San Ignácio Guazú com destino à Santa Maria de Fé (1647). Chegada em torno de 13h30, almoço (incluso) após hospedagem. 16h visita ao museu instalado em uma casa indígena que exibe em diversas salas inúmeras imagens de arte sacras missioneiras, igreja e a cruz de “origem” entre outros atrativos locais.  19h30 jantar festivo (incluso) com autoridades e apresentações culturais.  

2º Dia 23/10/18 – Terça-feira – Santa Maria de Fé a Santa Rosa de Lima. 20 km
Café da manhã - 07h15 saída para caminhada a Santa Rosa de Lima (1698). Chegada prevista para às 12h. Receptivo pelas autoridades locais com momentos culturais e almoço (incluso). A tarde em horário a combinar visita aos atrativos locais (Capela, igreja, entre outros). A noite jantar (incluso).

 3º Dia 24/10/18 – Quarta-feira – Santa Rosa de Lima à San Patrício – 18 km
Café da manhã - 07h15 Início da caminhada à San Patrício.Chegada prevista para às 11h30, receptivo pelas autoridades locais, seguida de almoço (incluso) e hospedagem. À tarde atividades interativas com oficinas locais. 19h30 Jantar.

4º Dia 25/10/18 – Quinta-feira – San Patrício à Santiago Apóstolo – 25 km
Café da manhã - 07h15 saída para caminhada a Santiago (1669). Chegada prevista às 13h30. Receptivo pelas autoridades locais, seguido de almoço (incluso) e hospedagem. 16h visita a igreja, praça e ao museu de arte sacra  em uma casa indígena.
19h30 Janta (incluso).

 5º Dia 26/10/18 – Sexta-feira -  Santiago à Ayolas – 33 km
Caminhada em terreno plano por santuários de pássaros.
Parada próxima ao meio dia para lanche (incluso) e descanso. Seguimos o caminho à Ayolas, chegando em torno de 17h diretamente para hospedagem. À noite jantar (incluso).

6º Dia 27/10/18 - Sábado -  Ayolas e San Cosme Y San Damián.
Parada cultural.
Após café da manhã, visita ao museu e hidroelétrica de Yacyretá e ao  Porto que relaciona ao período reducional. Após almoço (incluso) seguimos (fluvial ou terrestre) para San Cosme Y San Damián (57km).  Foi o principal Centro Astronômico da América do Sul (única igreja primitiva em funcionamento). Podemos observar o conjunto de imagens da igreja, colégio, casa dos padres, relógio do sol entre outros atrativos do período Jesuítico-Guarani. Jantar (incluso) e hospedagem em Pousada Jesuítica.
OBS: Transporte (incluso) à São Cosme Y San Damián. 

7° Dia 28/10/18 – Domingo - San Cosme Y Damián à Cel. Bogado 27 km.
Saída às 07h em direção a Cel. Bogado, terra de “Chipas”.
Trajeto pela barragem de Yacyretá, chegando em Cel. Bogado em torno de 13h30, almoço (incluso) na chegada após hospedagem em hotel da cidade. Tarde livre.  Jantar (não incluso). 

8° Dia 29/10/18 – Segunda-feira -  Cnel. Bogado à Fram – 33 Km
Trajeto mais longo no Paraguai, subidas leve (praticamente plano). Região predominantemente agrícola, predomina colonização europeia. Faremos uma parada para lanche (incluso) ao longo do caminho. Seguimos com chegada prevista em Fram em torno de 17h30 - diretamente para hospedagem em hotel. Ao entardecer jantar (incluso) e boas vindas das autoridades locais. 

9° Dia 30/10/18 – Terça-feira – Fram à La Paz – 18 km 
Saída em torno de 08h. Trajeto do dia por caminhos de terra, estradas de campo, riachos e chegando em La Paz em torno de 12h30. Almoço (incluso). Tarde livre. Jantar (incluso). 

10° Dia 31/10/18 – Quarta-feira -  La Paz à Jesús de Tavarangüé  - 23 km.
Saída as 07h15 Caminho por estradas de terra vermelha, margeando lavouras de plantio de inverno. Trajeto com poucas subidas.  Chegada em torno de 12h30 em Jesus de Tavarangüé. Receptivo local pelas autoridades, almoço (incluso) e hospedagem. 16h visita guiada ao Patrimônio Cultural da Humanidade. Jantar ao entardecer (incluso). 

11° Dia 01/11/18 – Quinta-feira-   Jesús de Tavarangüé à Santísima  Trinidad – 20 km.
Saída as 07h da manhã, caminho por estradas, campo e mata. Cruzaremos por uma área indígena, onde seremos guiados neste trajeto por um nativo e iremos conhecer um pouco da cultura deste povo que deu origem as Missões Jesuítico-Guarani. O caminho segue para Trinidad, passando por Itacaron (local onde retiravam as pedras para construção das edificações de Trinidad). Chegada para o almoço (incluso) e hospedagem. Às 16h visita guiada ao Patrimônio Cultural da Humanidade (Santísima Trinidad). Ao entardecer Espetáculo de Luz, som e imagens, dentro das ruínas.
Após Jantar (incluso) 

12° Dia 02/11/18 – Sexta-feira -  Santíssima Trinidad à Corpus Christi – 31 km
07h manhã saída em direção a Corpus, Trajeto inicial de uns 6 km margeando asfalto, após caminhos alternativos, passando por Obligado. Parada em Bella Vista para almoço (incluso) e seguimos o caminho em direção ao Rio Paraná, onde vamos sair do Paraguai em direção a Argentina, passando o rio de barca, em direção a Corpus Christi. No trajeto de Corpus, visitaremos o local onde foi o povoado do período das Missões Jesuíticas, hospedagem e jantar (incluso) em Corpus. 

13° Dia 03/11/18 -  Sábado – Corpus Christi à San Ignácio Mini. 20 km.
07h30min Saída de Corpus em direção à San Ignácio Mini. Trajeto pelo antigo caminho que ligava estes provados no período reducional. Caminho diversificado entre estradas de terra, campo e propriedade particular. Chegada prevista em San Ignácio em torno de 12h30min.
Almoço (incluso) do grupo entrega dos certificados da 1ª Caminhada experimental. Final do programa.
Opções do Dia: A tarde visitar San Ignácio Mini: Patrimônio Cultural da Humanidade e museu em 4D que conta a história das Missões Jesuítica-Guarani. Hospedar-se em San Ignácio para ao entardecer assistir o espetáculo de Luz e Som dentro das ruínas. Pela manhã do dia 02 retorno cidade de origem. 

INCLUI DIA:
Almoço, certificação e encerramento da 1ª Caminhada Paraguai.

INCLUI NO ROTEIRO:
Guia condutor de caminhada.
Visita guiada em todos os sítios arqueológicos do roteiro;
Amuleto especial feito pelos índios guarani;
Credencial + Selos + Carimbos + Certificado
Transporte de Mochilas (uma por peregrino e máximo 12 kg)
Carro de apoio no trajeto;
13 Pernoites com café da manhã;
25 Alimentações (11 almoço, 12 janta, 02 lanches);
Frutas (banana e outra da época e local) para trilha;
Passagem barca rio Paraná;
Ingressos de visitações aos Sítios arqueológicos BR e AR;
Camiseta especial da caminada. 

VALOR POR PEREGRINOR$ 2.785,00 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:Na inscrição pagamento de 25%, até 02 dias antes da data da caminhada mais 35% e restante pagamento em cartão crédito no dia antecede a caminhada.  

Inscrições:  www.caminhodasmissoes.com.br - Ficha de Inscrição 

NÃO INCLUI e OPCIONAL (consulte)
Transfer para San Ignácio Guazú.
Bebidas industrializadas e sucos natural que não estiver incluso no programa;
Hotel no dia 03/11/18 em San Ignácio Mini;
Visitas e ingressos em San Ignácio Mini, dia 01/09/18;
Seguro viagem pessoal, (será obrigatório ter por ser roteiro internacional e riscos pessoais); 

Santo Ângelo, 05 junhol de 2018.

 Valores válidos somente para este roteiro em fase experimental. 

Obs. Por tratar-se de um programa em fase experimental este programa pode sofrer ajustes de horários e trechos no roteiro por questões climáticas e/ou de adequação aos horários das autoridades e programas locais.

Compartilhe