A magia das Missões

Programe seu
Roteiro

CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;
CAMINHADA JANEIRO DE 2016;

Roteiros

Marcelo Ferraro

Florianópolis - SC

Caminhada Grupo 13 Dias - 19 á 31/12/2011

Marcelo Ferraro é um dos editores do FLORIPA COOL - blog que traz muitas informações de Florianópolis, dicas de culturas, roteiros, . juntamente com Renato Lima e Pedro Veras percorreram os 13 dias do Caminho das Missões no mês de dezembro de 2011.
A proposta do Marcelo era atualizar o blog diariamente e fazer um relato da experiência de seu grupo. O texto é agradável de ler e a envolvem qualquer um.

Dia zero - O dia anterior

Grupo se encontra no Sítio Preserva.
" ... Estaria livre do incomodo da correria da última semana do ano, sempre agitada e desgastante. Evitaria ruas abarrotadas, praias lotadas, telejornal e catástrofes de fim de ano. ..."

1º dia - São Borja - Passo da Barca
Conhecem a Terra dos Presidentes e de tarde... pé na estrada.
" ... Terra de Getúlio Vargas e João Goulart, uma cidade fronteiriça, pequena e agrícola que logrou dois presidentes ao país em momentos diferentes da nossa história e não menos conturbado. Não bastasse, dali saíram outras tantas histórias e nomes do nosso passado. ..."

2º dia - Passo da Barca - Sarandi
Sair cedo e aproveitar a manhã
" ... Neste ponto, por volta das 10 hs da manhã, paramos e aproveitando as condições, alto de uma colina, sombra da preciosa árvore e gramado tão convidativo para um descanso, sentei e fiquei. ... "

3º dia - Sarandi - Passo da Tigrinha
A bota não aguenta. Navegar no rio uruguai
" ... Larguei a mochila, sentei no chão no meio do caminho e abri a garrafa de água. Sabe aquela sensação de delírio, pra mim aquele lugar era mágico. ... "

4º dia - Passo da Tigrinha - São José Velho
Raio, trovões e dores
" ... o céu escureceu, nuvens de chuvas se formaram tão pesadas e baixas que o temporal era eminente. O que vimos naquele dia, foi uma tormenta, ventos fortes uivando, árvores sendo sacudidas, ... "

5º dia - São José Velho - 21 de Abril
Bota improvisada e mais de 30 km pela frente
" ... Desta vez, usava uma marca nacional e muito mais eficiente.
Comprei em São José Velho, uma "Jeca Terrier" que não descolou, não deformou e nem soltou "as tiras"! ... "

6º dia - 21 de Abril - São Nicolau
É Natal e chegando em São Nicolau
" ... Havia ao menos uma coisa toda naquele dia, que nos fez olhar tudo com tranqüilidade, o desafio de encarar a chuva, o barro e o frio com bom humor. Os girassóis fazendo caretas eram inusitados ... "

7º dia - São Nicolau - Rincão dos Teixeira
Com novos integrantes no grupo, a caminhada continua
" ... Fui ficando no caminho, até não enxergar mais ninguém, comigo vinha o Renato. Falávamos de tudo e de nada, da disposição deles. O primeiro dia dá essa falsa sensação, parece que você vai ganhar o mundo, mas depois, com os dias surgindo na mesma batida, a coisa muda de figura ... "

8º dia - Rincão dos Teixeira - São Luiz Gonzaga
Cenas extraordinárias
" ... Neste dia, estávamos todos no mesmo lugar. De um modo geral, todos contemplando a mesma beleza. Estava um pouco mais atento, registrando a manifestação da natureza quando a luz do dia surge imponente no céu ..."

9º dia - São Luiz Gonzaga - São Lourenço Mártir
Segue a caminhada, oásis e redução
" ... pra evidenciar o trabalho manual dos Guaranis na extração, transporte, lapidação das pedras e na construção dos monumentos e das cidades naquele período histórico. Lembro também, a formação que receberam, e a habilidade que adquiriram para produzir e transformar pedras e madeira em objetos de arte ... "

10º dia - São Lourenço Mártir - São Miguel das Missões
Cães peregrinos, e as impressões de São Miguel
"... pensar que por decreto e acordos palacianos, decidiu-se por acabar com tudo, dizimar essa gente. Quando se entra neste local, há imediatamente uma sensação de paz, uma paz que você só encontra em solo sagrado, onde o silêncio é sepulcral ... "

11º dia - São Miguel das Missões - Carajazinho
Pensando as Missões
" ... O magnífico sino, não toca mais, mas diante dele fiquei imaginando o "marcar" do tempo na redução, anunciando a alvorada, a missa, o meio do dia e o final da tarde de trabalho, dos estudos etc. ... "

12º dia - Carajazinho - Parque das Fontes
Próximo do final, lembrando os dias caminhados
"... juntamos os pedaços e tentamos entender o que já fomos um dia, o que somos hoje e o que seremos daqui algum tempo ... "

13º dia - Parque das Fontes - Santo Ângelo
O fim da jornada.
"... É uma entrega, um tempo só seu ... "